TEXTO ANTIGO (de um ano atrás, que eu não sei pq esqueci de publicar)...
Mais um post para responder a todos aqueles que me perguntam como está por aqui.
Como estão sendo os primeiros dias? Já está adaptada? Tá frio? e por aí vai!!
Tem sido adaptação, como já comentei no texto anterior. Vou comentar um pouco mais sobre as diferenças e o que tenho achado mais esquisito!
Primeiro posso fazer uma seção de micos de um recém chegado! Válido para turistas também ;-)
1- se acostumar a beber água da torneira
2- se acostumar a jogar o papel no vaso (pq quase nunca tem lixo no banheiro)
3- Tenho a pesada impressão que as portas abrem para o lado oposto ao que estou acostumada ou ao que diz a minha intuição!
Agora já em relação a rotina e dia a dia!
1- Comida no mercado é barata (ou pas chère, como se diz em Francês)
Temos a disposição coisas deliciosas e que no Brasil são muito caras por preços muito amigáveis! Uma tentação!
Em compensação, comer na rua é bem caro, principalmente comparando com quanto custam as coisas no mercado! Se converter pra real, então (não faça isso! Repito, não faça!!!)
Isso faz parte da regra de que serviços por aqui são caros, você tem uma pessoa te servindo, alguém pra lavar a louça, alguém pra fazer a comida.
2- Transportes são ótimos
ahhh fala novidade, vai!!
Especialmente em Lyon , a rede de transportes te leva a (quase) todos os lugares que você queira ou precise! A cidade tem um valor de bilhete relativamente barato (comparado com outras cidades do mesmo porte). Tem dois pontos positivos muito fortes:
- A cidade não é dividida em zonas (como Paris, Porto, etc). Com o mesmo bilhete (valor atual de 1,70€) pode-se ir a qualquer parte da cidade e região metropolitana.
- O bilhete é válido por 1 hora para todos os transportes e ilimitado (vc pode pegar o que quiser e quantas vezes quiser)!
3- A cidade é muito limpa
A imagem que na Europa é tudo limpo e perfeito não é necessariamente verdade. Mas Lyon faz jus à fama de organização e limpeza! Vê-se muito pouco lixo no chão (salvo algumas regiões) e os jardins, parques e espaços públicos no geral estão sempre impecáveis.
4 - Comida de refeitório CNRS
(colocar foto)
Ainda não consegui gostar de nada, além das sobremesas! A comida é sem gosto, o peixe é sempre mole e sem graça; a carne eu não tenho coragem de pegar, pq não dá pra saber o que é...
As plaquinhas com a descrição da comida são incompreensíveis.
Deixa o pessoal do bandejão com inveja!!
5 - O teclado francês
Tudo embaralhado... não sei porquê raios eles acham que a organização deles é melhor... não tem todos os acentos (só os usados no francês) o que acho, particularmente muito egoista! Os numeros são em cima (em CAPS) e os símbolos * % # ficam espalhados em locais diferentes...
Nenhum comentário:
Postar um comentário